Dr. Daniel Abud

Neurorradiologista Intervencionista - Radiologista Intervencionista

CRM/SP 94.196 - RQE 41.802/41.802-1/75.310

Tel: (11) 91114-7417‬

Sou Daniel Abud, médico Neurorradiologista Intervencionista. Espero poder contribuir para esclarecer suas dúvidas e me coloco à disposição para o diálogo necessário aqui e em meus canais das redes sociais.

Nas últimas décadas, ocorreu grande avanço no tratamento dos aneurismas cerebrais pelo procedimento de embolização.

A este e outros tratamentos, dediquei minha carreira médica e tive a honra de contribuir com a criação e aprimoramento de algumas técnicas usadas por profissionais do mundo todo.

Aneurismas cerebrais

As artérias de nosso corpo são estruturas resistentes, capazes de suportar a pressão do sangue que passa por dentro delas constantemente. Algumas pessoas possuem pontos de enfraquecimento nas paredes das artérias, seja por tendência genética, pressão arterial alta ou comportamentos de risco, como o fumo.

A pressão que o sangue exerce por dentro da artéria pode levar a formação de uma dilatação na região enfraquecida, semelhante a uma bolha ou bexiga. A essa dilatação, damos o nome de aneurisma. Quando ocorrem nas artérias do cérebro os chamamos de “aneurismas cerebrais”.

Esta é uma condição que pode precisar de tratamento, uma vez que alguns aneurismas possuem o risco de romper, levando a hemorragias e lesões cerebrais, conhecidos como AVC.

Ao longo das últimas décadas, felizmente houve grandes avanços na Medicina, permitindo que muitos pacientes passassem a descobrir os aneurismas antes que causassem qualquer problema. Os avanços ocorreram também na frente dos tratamentos.

Hoje, já dispomos de materiais e técnicas que permitem tratar quase todos os pacientes por cateterismo, através de um procedimento chamado Embolização, como eu explico nos vídeos abaixo.

Quais são os tratamentos?

A condição deve ser avaliada pela equipe médica e, em conjunto com o paciente, será escolhido o tipo de tratamento a ser seguido.

As opções podem ser:

  • O chamado “tratamento clínico” ou “conduta expectante”, que consiste em não realizar qualquer procedimento.

  • O tratamento endovascular por meio da embolização, realizado por um neurorradiologista intervencionista.

  • O tratamento cirúrgico, realizado por um neurocirurgião.

Cada caso deve ser avaliado individualmente. Dessa forma, os médicos podem propor o tratamento que seja mais adequado para cada paciente, baseado em características como o tamanho, a localização do aneurisma, os sintomas relacionados, os riscos dos procedimentos, entre outros.

Portanto, o médico pode solicitar exames complementares, como sanguíneos e de imagem, especialmente a Ressonância Magnética e a Angiografia Cerebral. Com essas informações clínicas e complementares, o paciente e o médico poderão tomar juntos a melhor decisão para o tratamento.

Quais são as modalidades do tratamento endovascular?

O neurorradiologista intervencionista dispõe de várias ferramentas para realizar o tratamento endovascular dos aneurismas. A decisão de qual método utilizar depende de fatores como o tamanho, localização, sintomas associados e condições clínicas do paciente. 

O especialista irá se basear nessas e outras informações para propor o melhor método ao paciente. Os mais utilizados são:

  • Embolização com espirais metálicas (“molas”)

  • Embolização com balão e “molas”

  • Embolização com stent e “molas”

  • Embolização com stent diversor de fluxo

  • Embolização com oclusão da artéria doente

Neste vídeo, Dr. Daniel Abud responde as principais perguntas trazidas pelos pacientes que serão submetidos à embolização de aneurisma cerebral, explicando como é sua rotina, desde a internação até o seguimento pós-operatório.


Na mídia

Entrevista no Fantástico com Dr. Daniel Abud e Dr. Drauzio Varella

Entrevista na TV Jovem Pan - aneurismas em pacientes jovens


Currículo completo

Se você tem interesse em conhecer mais detalhes a respeito da minha trajetória profissional e científica, convido a acessar minhas principais produções a partir dos sites acadêmicos.

Currículo na Plataforma Lattes.

Publicações no Pubmed.

Perfil no Google Educacional.


Entre em contato.

Para agendamento de consultas, mais informações sobre os serviços de assessoria prestados, bem como dúvidas ou sugestões, me coloco a disposição para ajudar da melhor maneira possível.

São Paulo - (11) 3898-4755 e (11) 91114-7417

Av. Nove de Julho, 3624, Conjunto 91
Bela Vista, São Paulo, SP - 01406-000

Ribeirão Preto - (16) 99162-6100

Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1660, Sala 1602
Ribeirão Preto, SP 14021-630

contato@neocure.com