Estenose de carótida: agende uma consulta
Atendimento
De segunda a sexta-feira, das 08h às 18h
Localização
Av. Nove de Julho, 3624, Cj 91 Jardim Paulista - 01406-000
São Paulo - SP
Estenose Carotídea
O que é a estenose ou estreitamento da carótida?
A artéria carótida é o vaso responsável pela maior parte do suprimento sanguíneo destinado ao cérebro. A estenose é uma redução no calibre da luz do vaso - como um estreitamento ou afilamento, muitas vezes causado por uma “placa” de ateroma. Simplificando, ateroma é uma lesão causada pelo acúmulo de gordura na parede da artéria.
O que as artérias carótidas têm a ver com o AVC isquêmico?
As artérias carótidas são responsáveis por levar sangue oxigenado do coração para o cérebro. Quando uma artéria carótida fica obstruída, seja por uma placa de gordura ou um coágulo sanguíneo, ocorre uma diminuição do fluxo sanguíneo cerebral, o que pode levar ao AVCi. As placas de gordura nas artérias carótidas são uma das principais causas de AVCi e, por isso, a avaliação dessas artérias é importante no diagnóstico e tratamento da doença. A obstrução das artérias carótidas pode ser diagnosticada através de exames de imagem, como a ultrassonografia doppler e a angiotomografia. O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, medicamentos e, em casos mais graves, cirurgias para remover a placa de gordura ou um stent para manter a artéria aberta.
Acesse a publicação “O que a artéria carótida tem a ver com o AVC” para mais detalhes”.
Quais são os tratamentos?
Nem todos os casos de estenose da carótida necessitam de tratamento. Dependendo do tipo de apresentação da doença em cada paciente, será avaliado se o tratamento é ou não necessário. Quando é necessário, uma das opções terapêuticas é a angioplastia, procedimento realizado pelos especialistas da NeoCure.
A angioplastia de carótida é um procedimento minimamente invasivo, realizado com o intuito restabelecer o tamanho normal de uma carótida com dificuldade de passagem do sangue para suprimento cerebral. O objetivo é diminuir as chances do paciente sofrer um AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico), que pode deixar sequelas.
Como é a angioplastia?
Esse procedimento é realizado sob sedação anestésica. Isso quer dizer que o anestesista vai aplicar medicações para relaxar e talvez até fazer o paciente dormir, mas num nível mais superficial, diferente da anestesia geral.
O tratamento é realizado em um aparelho de angiografia, sob visualização de raio-X, através de um acesso arterial, na região da virilha. Através deste acesso, um cateter-guia é utilizado para cateterização seletiva da carótida onde está localizada a estenose a ser tratada.
Na sequência, os materiais necessários para a angioplastia são utilizados por dentro do cateter-guia para acessar e tratar a estenose (filtro de proteção, cateteres-balão e stent metálico), visando restabelecer as dimensões da carótida.
Ao término do procedimento, o paciente é acordado da anestesia e permanece em internação hospitalar geralmente por mais um dia.
Algumas medicações precisam ser suspensas e outras iniciadas antes da realização do procedimento e o paciente deverá passar sob avaliação pré-anestésica. Todas as informações são fornecidas no momento do agendamento. Detalhes sobre indicações, contraindicações, riscos e benefícios poderão ser fornecidas na consulta médica com um de nossos especialistas.
Devo fazer algum exame das minhas carótidas?
Todas as pessoas que já tiveram um AVC ou um ataque isquêmico transitório deverão realizar exames de imagem das artérias carótidas de ultrassonografia (doppler) e angio-tomografia ou angio-ressonância. Já as pessoas que nunca tiveram sintomas de AVC, porém possuem algum fator de risco para a formação de placas de colesterol (vide acima) deverão consultar um cardiologista que poderá solicitar um ultrassom doppler de carótidas dependendo da idade e outros fatores de risco.
A equipe da Neocure conta com médicos especialistas no tratamento da Estenose Carotídea. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com os profissionais por meio do botão abaixo para agendar uma consulta.