Epistaxe ou Sangramento Nasal

O que é a epistaxe? 

A epistaxe é o sangramento nasal geralmente originado na mucosa do nariz, em sua região anterior.  Ela pode estar relacionada a doenças que levam a fragilidade das paredes dos vasos, alterações da mucosa nasal ou problemas da coagulação do sangue. Mais raramente, alguns tipos de tumor podem causar esse sintoma, geralmente associado a outros, como obstrução nasal.

O sangramento nasal é muito comum, principalmente em crianças, sendo que até 60% das pessoas já tiveram ou terão pelo menos um episódio de epistaxe na vida. Na maioria das vezes ela se resolve sozinha, mas em alguns casos pode ser preciso algum tratamento cirúrgico. 

Quando devo procurar ajuda quando se tiver epistaxe/sangramento nasal?

Sangramentos nasais normalmente não são sinais de doença grave, mas devemos ter atenção para algumas situações especiais. Quando é importante procurar assistência médica imediata:

  • Se o sangramento persistir por mais de 15 minutos.

  • Se o sangramento parece muito intenso.

  • Se você estiver engolindo muito sangue, causando náusea ou vômitos

  • Se o sangramento começou após um trauma na cabeça.

  • Se você se sentir fraqueza, tontura ou falta de ar.

Também merecem atenção situações especiais, que podem requerer atenção médica:

  • Se o sangramento ocorre em crianças menores que 2 anos de idade

  • Quando ocorrem com muita frequência.

  • Se você faz uso de medicações que diminuem a coagulação do sangue, como a Warfarina, Xarelto entre outros.

  • Se você é portador de uma doença que altera a coagulação do sangue, como a Hemofilia.

Como é o tratamento da epistaxe?

Quando não melhoram espontaneamente, os pacientes com epistaxe geralmente são avaliados por um médico especialista, geralmente o Otorrinolaringologista ou Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Esses médicos podem tentar realizar algum tratamento local, como o tampão e a cauterização.

Quando esses tratamentos não funcionam, a cirurgia para ligadura da artéria (realizada pelo Otorrinolaringologista ou Cirurgião de Cabeça e Pescoço) ou a embolização (realizada pelo Neurorradiologista Intervencionista ou Radiologista Intervencionista) estão indicados.

Como funciona a embolização no tratamento desse sangramento nasal?

 A embolização é usada como tratamento nos casos em que não se consegue o controle do sangramento pelos outros métodos e frequentemente é indicada antes da ligadura cirúrgica – por esta ser muito invasiva.

Através de uma punção em uma artéria da virilha ou da mão, cateter é posicionado em uma artéria que leva sangue na região do nariz, chamada de artéria maxilar. A a embolização dessa artéria maxilar é feita pela injeção, por dentro desse cateter, com ajuda de cateteres ainda menores – microcateteres – de pequenas partículas especiais chamadas de “microesferas”. Em algumas situações, podem ser usados outros materiais como as espirais metálicas (“molas”) e os agentes adesivos (“cola”).

O procedimento costuma ser rápido, pode ser realizado sob sedação anestésica ou anestesia geral e tem taxas de sucesso maiores de 90%.

Fonte: Transcatheter Embolization in the Management of Epistaxis

Escrito por:

Dr. Lucas Moretti Monsignore
CRM/SP 121.017 - RQE 38.296/38.297
Atualmente um dos diretores da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice), entidade representativa da especialidade.

Anterior
Anterior

Miomas uterinos - desvendando mitos

Próximo
Próximo

Qual a diferença entre o Radiologista e o Radiologista Intervencionista?