Estudo para tratamento de malformação arteriovenosa é publicado em revista internacional

balao duplo-lumen-02.png

Equipe da NeoCure participa em conjunto com médicos de Belo Horizonte e de Passo Fundo na publicação de um artigo científico sobre o tratamento de malformações arteriovenosas do sistema vascular periférico utilizando uma nova técnica, inicialmente utilizada para o tratamento de doenças cerebrais.

A publicação foi na revista internacional Diagnostic and Interventional Radiology no ano de 2021 e foi fruto de Mestrado de um aluno do Dr. Daniel Giansante Abud e do Dr. Lucas Moretti Monsignore, e contou com a participação de médicos de nossa equipe, médicos de outras equipes de radiologia intervencionista do Brasil, pós-graduandos e residentes.  O título da publicação é “O uso de balão duplo-lúmen para a embolização de malformações arteriovenosas periféricas”.

Os benefícios clínicos dos tratamentos oferecidos pela Neurorradiologia e Radiologia Intervencionista são periodicamente publicados por nossa equipe em revistas internacionais, demonstrando a capacidade de criação de conteúdo científico, uma de nossas premissas.

O que é Malformação Arteriovenosa?

A malformação arteriovenosa (MAV) é uma doença onde existe a comunicação direta entre veias e artérias, formando um enovelado vascular que traz sintomas variados ao paciente, e incluem:

  • Alteração de temperatura e coloração da pele

  • Lesão expansiva com pulsação visível ou audível

  • Dor, ulceração, sangramento e/ou infecção

  • Falência cardíaca, por sobrecarga, nos casos mais graves

Pode acometer qualquer região do corpo humano, e gera esses sintomas nos casos em que são de localização superficial (fora do sistema nervoso central). Quando no cérebro, o paciente pode apresentar sangramento espontâneo, crises convulsivas ou até mesmo ser assintomático.

Qual o diferencial no balão de duplo-lúmen?

O balão de duplo-lúmen permite que a artéria seja ocluída temporariamente através de uma via do balão, enquanto através da outra via é realizada a embolização. Como vocês devem se recordar, o termo embolização significa “oclusão intencional de uma estrutura com objetivo de tratar”. Aqui, no caso, é feita a oclusão da própria malformação com um material definitivo líquido, que se deposita no interior da lesão e acaba com seu fluxo e, deste modo, trata a doença.

O estudo mostrou que o uso deste tipo de cateter aumentou a chance de sucesso no tratamento das malformações arteriovenosas através da embolização.

Qual a proposta do estudo?

O artigo foi desenvolvido durante o mestrado do aluno Dimitrius Nikolaos Jaconi Stamoulis, orientado pelo Dr. Daniel Giansante Abud e pelo Dr. Lucas Moretti Monsignore, em conjunto com equipes de radiologia intervencionista de Belo Horizonte e Passo Fundo, e teve como proposta demonstrar os resultados do tratamento das malformações arteriovenosas do sistema vascular periférico com o uso de cateter duplo-lúmen.

Os benefícios observados pela técnica são melhores que os resultados geralmente obtidos pela embolização das malformações pelas técnicas usuais, demonstrando a capacidade intelectual, técnica e científica de nossos médicos.

Acompanhe nosso site e nossa seção de notícias para novidades sobre nossa equipe, as doenças e os tratamentos intervencionistas.

Dr. Lucas Moretti Monsignore
CRM/SP 121.017 - RQE 38.296/38.297
Atualmente um dos diretores da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice), entidade representativa da especialidade.

Fonte:

Albuquerque TVC, Stamoulis DNJ, Monsignore LM, Castro-Afonso LH, Nakiri GS, Rezende MT, Trivelato FP, Vanzin JR, Ulhoa AC, Abud DG. The use of dual-lumen balloon for embolization of peripheral arteriovenous malformations. Diagn Interv Radiol. 2021

Anterior
Anterior

Qual a diferença entre o Radiologista e o Radiologista Intervencionista?

Próximo
Próximo

Em entrevista ao Fantástico, Dr. Daniel Abud conversa com o Dr. Drauzio Varella sobre Aneurismas Cerebrais