Como a Neocure pode ajudar em quadros de Síndrome de Quebra Nozes?

Conhecida também como Síndrome de Nutcracker, a Síndrome de Quebra Nozes se caracteriza pela compressão da veia renal esquerda. Mas, o que isso significa na prática?

A partir deste pinçamento, o retorno venoso do rim esquerdo é comprometido, o que consequentemente desencadeia uma sobrecarga do órgão e da veia renal. Geralmente, a compressão acontece no ponto entre a artéria mesentérica superior e a aorta.

Este quadro tende ainda a afetar a veia gonodal esquerda, o que pode ocasionar varizes pélvicas em mulheres e varicocele em homens.

Vale lembrar que os rins são encarregados por diversas funções essenciais para o bom funcionamento do organismo, como a filtragem do sangue, regulação dos níveis de alguns hormônios e a remoção de substâncias prejudiciais.

Cuidar da saúde integral dos rins, portanto, é fundamental para que a saúde de todo o corpo possa ser preservada!

Quais são os sintomas do problema?

Os pacientes com a Síndrome de Quebra Nozes podem apresentar:

✔Hematúria - ou seja, presença de sangue na urina;

✔Dores pélvicas (que podem ser crônicas);

✔Desconforto na região lombar (do lado esquerdo);

✔Presença de anemia (que se vincula à hematúria duradoura);

✔E, como já indicado, o surgimento de varizes pélvicas nas mulheres e varicocele nos homens.

✔É importante ter em vista que algumas pessoas podem manifestar quadros assintomáticos.

Apesar de ser uma anomalia vascular, essa é uma doença que se manifesta de diferentes formas. Por isso, caso você apresente estes sintomas, busque sempre a orientação e diagnóstico do seu médico de confiança, combinado?

Mas, e quanto ao tratamento? Como a equipe Neocure pode ajudar nestes casos?

Os diferentes avanços em métodos diagnósticos de imagem e intervenções para o tratamento desta síndrome, têm contribuído para que ela possa ser abordada de forma efetiva e, ainda assim, menos invasiva.

Até pouco tempo atrás, este foi um problema tratado, sobretudo, com a realização de cirurgias abertas, como o autotransplante renal ou transposição da veia renal esquerda. Hoje, as pesquisas e técnicas relacionadas aos procedimentos endovasculares se tornam uma possibilidade interessante para muitos pacientes.

Para cada caso, e após o diagnóstico da presença da Síndrome de Quebra Nozes, uma análise individualizada é feita, para que se possa definir a melhor abordagem -cirúrgica ou clínica -, avaliando-se os riscos e benefícios de cada escolha.

Dentre as opções disponíveis, a embolização das veias gonodal esquerda e implante de stent na veia renal esquerda despontam como opções satisfatórias, seguras e minimamente invasivas. Neste caso, a correção da compressão e obstrução venosa é feita a partir do uso de material embólico e implante de stent com o auxilio de cateteres apropriados e tecnologia de imagem diagnóstica.

Com menores riscos de morbimortalidade, os procedimentos intervencionistas realizados pela equipe Neocure, na busca pela cura desta e de outras doenças, possuem como objetivo a oferta de tratamentos capazes de abordar o problema de cada paciente de maneira completa e minuciosa, contribuindo assim para a retomada de sua qualidade de vida.

Anterior
Anterior

Carcinoma Hepatocelular e a importância de uma abordagem multidisciplinar

Próximo
Próximo

Série Especial Radiologia Intervencionista: Quem foi Cesare Gianturco e por que ele é importante para a Radiologia Intervencionista?